Linkedin logo Facebook logo Twitter logo Youtube logo

Programa

 

A próxima edição latino-americana do Sustainable Foods Summit ocorrerá em São Paulo, de 25 a 26 de novembro de 2020. O Summit apresentará uma atualização sobre os desenvolvimentos da sustentabilidade na indústria alimentar regional. Entre em contato para se manter atualizado sobre a agenda da cúpula.

A última edição latino-americana do Summit compreendeu quatro sessões dedicadas ...

Sessão I: Melhores Práticas de Sustentabilidade

A primeira sessão do Summit abrange algumas das questões mais amplas de sustentabilidade na indústria de alimentos da América Latina. Quais são as questões prementes enfrentadas pelas empresas e varejistas de alimentos? Como as operadoras estão lidando com seus impactos ambientais e sociais? Como a indústria de alimentos pode ser incentivada a passar de modelos lineares para modelos circulares?

O palestrante de abertura destacou o papel dos alimentos sustentáveis em uma economia circular. Como as empresas de alimentos e bebidas podem projetar produtos para fechar os loops de nutrientes? Quais são as principais lições de outros setores? Uma atualização foi apresentada sobre sustentabilidade e rótulos ecológicos na indústria de alimentos, seguida de detalhes de novos esquemas de rotulagem de produtos animais sustentáveis. Foram fornecidos estudos de caso de uma empresa líder de alimentos e varejista sobre como eles estão lidando com seus impactos.

Sessão II: Ingredientes Alimentares

Esta sessão apresentou ingredientes sustentáveis usados em aplicações de alimentos e bebidas. Com questionamentos crescentes sobre origem e procedência de ingredientes, foram dados detalhes de novas tecnologias que fornecem rastreabilidade. Como as novas tecnologias fornecem transparência e rastreabilidade nas cadeias de suprimentos de ingredientes?

Com a queima da Amazônia causando alarme, um palestrante reforça a importância da rastreabilidade e transparência nas cadeias de suprimentos agrícolas. A soja, um ingrediente amplamente utilizado, está associada ao desmatamento no Brasil. Uma atualização foi apresentada sobre a produção sustentável de soja. Foram dados detalhes de novas proteínas vegetais que se transformaram em alternativas à carne, além de aromas. Um varejista internacional de alimentos compartilhou suas experiências na criação de cadeias de suprimentos para ingredientes orgânicos. Para encerrar, os palestrantes em destaque discutiram a crescente complexidade dos impactos. Com a sustentabilidade agora tendo muitas facetas, quais impactos estão se tornando mais importantes?

Sessão III: Atualizações em Marketing

Há uma crescente percepção de que o marketing desempenha um papel fundamental no sucesso de alimentos sustentáveis. Com o uso de estudos de caso, esta sessão apresentou importantes desenvolvimentos de marketing. Alguns argumentam que o futuro de alimentos sustentáveis é com alimentos à base de plantas. Entusiastas dizem que uma dieta baseada em vegetais fornece benefícios à saúde e ecológicos. O palestrante de abertura e os palestrantes subsequentes discutiram os méritos e as perspectivas de alimentos à base de plantas na América Latina.

Foram apresentadas histórias de sucesso de inovações de produtos envolvendo sustentabilidade, seguidas de uma atualização do mercado de alimentos orgânicos no Brasil. Para concluir, o painel discutiu o futuro de alimentos sustentáveis.

Sessão IV: Soluções em Embalagem Verde

A crescente conscientização do consumidor sobre a poluição por plásticos colocou as embalagens no topo da agenda de muitas empresas. Estima-se que mais de 7 milhões de toneladas de plásticos entrem no oceano a cada ano, afetando gravemente os ecossistemas marinhos. Um estudo prevê que a quantidade de plástico no oceano superará os peixes até 2050. Esta sessão analisou abordagens práticas para reduzir o impacto na embalagem de alimentos e bebidas.

Os biopolímeros estão avançando como alternativas sustentáveis aos materiais plásticos; detalhes foram dados em sua aplicação em vários formatos de embalagem. Outros seminários falaram sobre o design do produto, o fechamento de loops de embalagem e um estudo de caso de uma cervejaria internacional que está diminuindo seus impactos na embalagem. Para concluir, especialistas do setor discutiram as necessidades de embalagens para uma economia circular.

 

Entre em contato conosco para se manter atualizado sobre a agenda do Summit de 2020.

Organized by:

Ecovia Intelligence

Powered by:

Gold Sponsors:

Givaudan
Futamura

Silver Sponsors:

Sealed Air
Tetra Pak

Supporting Organizations:

Organis
IBD OIA
Argencert Ecocert
Food Design imaflora

Media Partners:

Planeta Organico CI Organicos
Food News Latam
World Press Online