Linkedin logo Facebook logo Twitter logo Youtube logo

Programa

A edição latione-americana do Sustainable Foods Summit será em São Paulo do dia 18 ao 20 de setemebro. O summit terá quarto sessões e um workshop de treinamento…

Sessão I: Avanços na Sustentabilidade

A sessão de abertura trará atualizações sobre a sustentabilidade, focando em seus impactos. Detalhes serão dados sobre as várias formas entre as quais as indústrias de alimentos e ingredientes estão lidando com a sua pegada ecológica. A mais recente análise do ciclo de vida dos produtos será apresentada, seguida por um caso de sucesso de uma marca de alimentos que se tornou neutra em carbono. Outras apresentações irão discutir os impactos do uso da água, o verdadeiro custo dos produtos alimentares, e também será apresentado um estudo de caso sobre sustentabilidade. A sessão será concluída com um debate entre os palestrantes da sessão sobre as aplicações práticas para medir performance na indústria de alimentos.

Sessão II: Formas Éticas de Abastecimento de Alimentos e Biodiversidade

Depois das alterações climáticas, a perda da biodiversidade é descrita como o maior desafio ambiental enfrentado pelo planeta. Todos os anos, é estimado que mais de 2,000 espécies se tornam extintas devido à perda do habitat ou devido  problemas ambientais. Esta sessão pretende abordar métodos práticos para encorajar a biodiversidade através de formas éticas de fornecimento de alimentos e ingredientes. 

A importância da questão da biodiversidade será destacada, com a presença de um  conselheiro jurídico, que trará atualizações sobre o comportamento do consumidor em relaçao à biodiversidade. De que maneira os consumidores brasileiros podem ser comparados com consumidores de outras regioes em relaçao à consciencia da biodiversidade?

Sessão III: Boas práticas de Marketing

As questões relacionadas ao marketing dos alimentos sustentáveis estão à tona. Essa sessão pretende abordar importantes desenvolvimentos do marketing, enfatizando as questões ligadas aos consumidores. Uma marca verde abrirá a sessão com uma palestra sobre como construir uma marca e esta será seguida por uma apresentação  de uma empresa pioneira sobre suas experiências ao desenvolver uma rede de negócios com varejistas éticos. Um dos principais varejistas brasileiros também compartilhará seus insights sobre como superar os desafios relacionados à sustentabilidade, enquanto outros palestrantes abordarão temas como marketing digital e consumo responsável. A sessão será encerrada com uma discussão sobre comunicação & marketing: qual é o melhor caminho para entregar a “mensagem verde” aos consumidores?

Sessão IV: Ingredientes Sustentáveis

Essa sessão pretende apresentar atualizações sobre a vasta gama de ingredientes sustentáveis para alimentos e bebidas. Detalhes sobre os ingredientes que têm se tornado mais populares devido às suas credenciais de sustentabilidade serão enfatizados. A sessão contará com uma palestra sobre aromas e corantes naturais e também sobre as possibilidades que surgem a partir de novos grãos. A tendência de usar rótulos verdes e sustentáveis aponta para a emergência de novos ingredientes para produtos gluten-free e lactose-free. O papel das rodadas de sustentabilidade será debatido e a sessão será concluída com um painel de discussão. Palestrantes em destaque discutirão maneiras de encorajar o aumento da taxa de ingredientes sustentáveis nos aliementos e bebidas. Como as marcas podem ser encorajadas para adicionar valor ao seus produtos através do uso de ingredientes sustentáveis?

Workshop: Fraude Alimentar e Autenticidade

O recente escândalo da carne no Brasil demonstrou a vulnerabilidade das cadeias de abastecimento com relação à fraude alimentar. A estimativa é de que um em cada dez alimentos são adulterados ou rotulados de forma incorreta. Esse novo workshop foi elaborado para ajudar as empresas a mitigar o risco de fraude alimentar e proporcionar maior controle e rastreabilidade nas cadeias de abastecimento.

O workshop começará com uma introdução aos vários tipos de fraudes alimentar e os impactos na saúde, na confiança do consumidor, no meio-ambiente e no comércio. A rede completa de abastecimento para produtos alimentares modernos será descrita, incluindo pontos de vulnerabilidade para a fraude alimentar. Métodos de controle já existentes para as redes de abastecimentos serão apresentados, bem como as suas limitações. Medidas para melhorar a rastreabilidade nas cadeias de abastecimento  serão discutidas usando estudos de caso recentes de escândalos sobre a fraude alimentar.

Métodos de autenticação dos alimentos também serão debatidos em detalhes. Conselhos práticos sobre as técnicas analíticas e métodos mais apropriados para testes específicos e grupos de produtos serão compartilhados, bem como recomendações sobre como fortalecer a cadeia de fornecedores e melhorar a transparência.

 

Entre em contato para receber o programa detalhado da conferência.

Organized by:

Ecovia Intelligence

Powered by:

Gold Sponsors:

Futamura
Givaudan

Silver Sponsor:

Naturex

Supporting Organizations:

Organis
IBD Food Design
OIA Argencert
Ecocert imaflora

Media Partners:

Food News Latam Food Ingredients Latam
CI Organicos Planeta Organico
World Press Online